A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu um parecer favorável condicional ao traçado da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Soure e Carregado, que atravessa o concelho de Leiria, deixando abertas medidas de mitigação e consolidação da solução técnica.
Traçado definido: estação na Barosa e passagem pela Regueira de Pontes
-
A opção aprovada prevê nova estação ferroviária em Leiria, localizada na zona da Barosa, alinhando o projeto com a estratégia municipal.
-
O traçado atravessa o concelho no limite da malha urbana da freguesia de Regueira de Pontes, garantindo distância de áreas sensíveis.
Condições ambientais e medidas de mitigação
A APA impôs a adoção de quase 200 medidas de minimização, tanto para a fase de obra como de exploração, visando reduzir os impactos ambientais. Entre as prioridades do município estão:
-
Garantir acessos viários e intermodais adequados à nova estação;
-
Assegurar a integração urbanística, com atenção ao ordenamento do território;
-
Implementar medidas de compensação em áreas afetadas, quer residenciais, agrícolas ou ambientais.
Por que este momento é importante
-
Será construído trecho de via dupla eletrificada, com velocidade máxima de 300 km/h e exclusivamente para passageiros;
-
A LAV, de cerca de 115 km, integra a modernização da ligação Porto–Lisboa e reconfigura a rede ferroviária nacional;
-
Leiria passará a estar a menos de 40 minutos de Lisboa e cerca de 1 h 10 min do Porto, melhorando a mobilidade.
Próximos passos
Com a DIA aprovada condicionada, o processo avança para a fase da redação do projeto de execução, cujo concurso deverá ser lançado em breve. A Câmara de Leiria anunciou que acompanhará o processo “com atenção”, garantindo a aplicação das condições acordadas e colaborando com as autoridades na definição de soluções de mobilidade e integração urbana.